Páginas

sábado, 18 de julho de 2015

Resenha: Graphic Novel de Game of Thrones!

Sinopse: "Quando Lorde Arryn morre, Ned Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, após denuncias alarmantes de que o responsável pelo falecimento de Lorde Arryn seria a rainha, Cersei, da casa Lannister. Ao mesmo tempo, do outro lado do mar estreito, Daenerys Targaryen é obrigada por seu irmão Viserys a se casar com Khal Drogo em troca de um exercito para reconquistar os Sete Reinos."

Arte:

 A arte maravilhosa de Tommy Patterson e as cores de Ivan Nunes (que é brasileiro) dão vida aos personagens em um casamento perfeito! Os efeitos de luz e sombra são maravilhosos, embora em certos momentos onde o sol é forte ou poente as coisas fiquem laranjas demais, mas tudo isso é compensado pelo maravilhoso trabalho enquanto estão na muralha, onde há nevoa e neve com efeitos muito naturais, o fato de que para indicar movimento não há apenas os rastros simples, há rastros da imagem que mostram detalhadamente o movimento, e a forma como isso é colorido ajuda muito na compreensão da cena.

Daenerys na serie parece mais jovem
Uma coisa que me incomoda, é que na serie e nos livros também, os cabelos dos Targaryen são quase brancos, porém na hq quase não se nota diferença entre os cabelos de um Targaryen e os de um Lannister, e também que alguns personagens não aparentam ter sua idade, como Catelyn que parece jovem demais e Daenerys que parece uma mulher adulta, quando na verdade é uma jovem. 

 
E quanto ao cenário, não deixa nada a desejar. A cena do banquete quando o rei Robert chega a Winterfell é extremamente bem feita, com dezenas de pessoas, e quanto mais eu olho para essa cena mais eu vejo detalhes! As áreas externas do castelo de Winterfell e de Porto Real são muito lindos, e encantam por seu detalhamento, a preocupação de fazer pessoas passando atras, por mais que elas sejam simples, tudo isso conta, e muito para que essa hq me deixe de boca aberta a cada vez que releio suas páginas.

A arte de capa é desenhada por Mike S. Miller e colorida por Cristiano Menezes, mas é bem fiel a arte da hq, só apresentando um pouco mais de realismo nos traços e cores.

***

 Sabe, eu sempre via as pessoas comentando sobre como Game of Thronea era legal, e isso me deixava super curiosa pra ler a história, e um dia comentei com o Taiki que queria assistir a serie e ele disse que detestava Game of Thrones! Perguntei se ele ja tinha assistido, e ele disse que nunca tinha lido nenhum livro nem assistido a serie porque a história ruim, afinal, onde já se viu uma mulher ser a mãe dos dragões?! Mas quis assistir e serie mesmo assim, e ele não tentou me impedir por que queria ter razão se eu não gostasse. Acabei não assistindo, mas foi por que a serie tem umas cenas meio... complicadas pra se assistir quando o pc fica na sala. 

Enfim, eis que um dia, estávamos olhando uns estandes na feira do livro de Porto Alegre, quando encontramos essa coisa linda que é a Graphic Novel de Game of Thrones. As páginas em papel couchê que dão brilho e resistencia a Hq, e essa arte maravilhosa, que pela primeira vez deixou o Taiki interessado em Game Of Thrones , mas acabamos não comprando por causa do preço salgado de quase R$40. Daí uns mese depois encontramos a HQ em perfeito estado no sebo por apenas R$ 19,90! Compramos, e não podíamos ter feito escolha melhor, por que a história, o material, a adaptação, tudo é absolutamente incrível e maravilhoso, e sei não me arrependeria se tivesse pago 40 reais pois vale cada centavo! 
 O Taiki acabou lendo a HQ antes de mim, ainda achando que a história era ruim, "por que só tem gente que morre e depois aparece de novo sem pedaço do corpo, deformado, etc...", mas depois que ele leu, ficoi tipo "nossa...não é que é bom mesmo?" e começou a assistir a serie, e em um mês assistiu 4 temporadas de Game of Thrones e se tornou um grande fã.

 Hoje o Taiki não fala mais mal de algo sem conhecer antes, e isso é algo que todos deveriam fazer, por que tem pessoas que deixam de ler ou assistir algo de qualidade e falam mal disso sem nem conhecer só por que é famoso e consideram 'modinha'. 
 Tem vezes as coisas realmente são ruins, mas isso não quer dizer que a pessoa pode falar mal sem conhecer. Então pensem duas vezes antes de julgar algo desse jeito, pois podem acabar perdendo algo bom por muito tempo como o Taiki com Game of Thrones!

 Pra mim, a história de Game of Thrones é incrível. Daniel Abraham fez um trabalho incrível na adaptação dos livros de George R. R. Martin, complementando a arte linda de Tommy Patterson com as legendas que nos auxiliam no entendimento e aprofundamento da história! Nunca li nenhum livro da saga, e só assisti alguns episódios da serie, mas a HQ me faz querer ler e assistir pois eu quero ver todas as formas e nuances dessa história, quero ler os livros e saber ainda mais profundamente aquilo que se passa na mente dos personagens como só se consegue nos livros, quero ver a imagem dos personagens o mais próximo daquilo que o autor imagina como só na HQ, e quero ver a história de maneira como veríamos se estivéssemos lá, sem saber o que se passa nas mentes dos personagens, sem saber aquilo que estão sentindo, e ter que interpretar aquilo que sentem como só a serie pode nos mostrar!

 Recomendo Game of Thrones para todos que queiram uma hq com estilo medieval e trama bem construída com personagens carismáticos que representam bem os melhores e piores lados das pessoas. Leiam a hq, se não puder, assista a seria, e se puder, faça os dois. Cada uma nos mostra um outro lado, um outro detalhe que complementa o outro, mas não fique comparando, pois são adaptações, e como tal podem ter pequenas diferenças, então apenas curta a história!

 Bem pessoal, hoje a resenha foi curta, mas tentei fazer o meu melhor para passar a vocês aquilo que acho da HQ. Não quis falar muito da história por que é complicado falar de Game of Thrones sem dar spoiler, e eu sei como é chato tomar spoiler de algo tão bom, pois ainda não assisti metade da primeira temporada e já sei tudo o que acontece até a quarta...

 Quero aproveitar também pra avisar que vamos ter algumas mudanças nos dias das postagens, agora as resenhas serão Segundas e Sextas, e nas Quartas vamos ter vídeos novos, então não esqueçam de curtir nossa página do Facebook e se inscrever no nosso canal do Youtube!

 Espero que tenham gostado!

 Até a próxima!
Cersei não aprova essa resenha.

Escrito por: Moka
Revisado por: Moka

Um comentário:

  1. Caramba, eu não conhecia esse trabalho, que incrível!! xD
    Adoro HQ's então tenho certeza de que eu iria amar!! :D
    Ainda não terminei de ler Game of Thrones, mas é fantástico!!
    Parabéns pela resenha e pelo blog!! :D
    Te espero no meu!! :D Beijos, Lerissa K. xD http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir